Palestrantes


Ricardo Amorim

Economista formado pela Universidade de São Paulo, pós-graduado em Finanças Internacionais pela ESSEC de Paris, Ricardo Amorim tem mais de 20 anos de presença destacada no mercado financeiro global, com passagens por Europa, EUA e Brasil. Foi um dos poucos a antecipar crise elétrica brasileira de 2001, a ascensão das economias emergentes desde a virada do milênio, a crise imobiliária americana de 2008, o posterior descolamento das economias emergentes da crise financeira global e a atual crise européia e suas consequências. Prevendo que a as dificuldades nos países ricos serão persistentes e que as oportunidades de negócios no Brasil nesta próxima década serão as melhores da história, ele retornou ao país em 2008, após 8 anos trabalhando em Wall Street. Desde então, dirige a Ricam Consultoria, prestando assessoria econômico-financeira, de investimentos e de estratégia para clientes em todo o mundo. Além disso, é colunista da Revista IstoÉ e um dos apresentadores do programa "Manhattan Connection" da Rede Globo, canal Globonews.



Bernhard Schreier

Nascido na cidade de Heidelberg, iniciou sua carreira na Heidelberger Druckmaschinen AG em 1975, como estagiário, sendo estudante de engenharia mecânica no Berufsakademie Mannheim (Instituto Profissional de Mannheim).
Entre 1978 e 1990 foi assistente da gerência de produção na fábrica de Wiesloch, na Alemanha; chefe do departamento de montagem de impressoras offset de médio formato; gerente geral responsável pela Speedmaster e S-offset; gerente do projeto de construção de uma nova fábrica em Wiesloch; chefe de produção em Wiesloch e chefe de produção em Montataire, na França.
Em 1991 tornou-se diretor geral adjunto da Heidelberg Harris SA - responsável pela produção, desenvolvimento, qualidade, recursos humanos e tecnologia da informação - e gerente diretor da Heidelberg Harris Division.
Em julho de 1995 foi nomeado membro interino do Conselho de Administração da Heidelberger Druckmaschinen AG, responsável pela tecnologia de produção, e em novembro de 1996 tornou-se presidente do Conselho de Administração da Linotype-Hell AG.
Após a fusão entre a Linotype-Hell AG e a Heidelberger Druckmaschinen AG, em 1997, foi membro titular do Conselho de Administração da Heidelberger Druckmaschinen AG e gerente da unidade de negócios de pré-impressão.
Em abril de 1999 foi para Rochester (Nova York, EUA) como diretor de operações da Heidelberg Digital e em outubro do mesmo ano tornou-se presidente do Conselho de Administração da Heidelberger Druckmaschinen AG.



Claudio Gaeta Júnior

Nos últimos três anos, atuou no desenvolvimento de novas linhas de produtos da AGFA, trazendo à empresa e seus clientes, inovações e tecnologias de ultima geração, sempre visando o retorno do investimento e a recuperação da rentabilidade das empresas suportadas. Com vasta experiência em sistemas de gestão, CRM e suporte em diversas plataformas usando ferramentas desenvolvidas localmente ou implementadas pela matriz, atua sempre junto às diversas áreas de TI, financeiro e marketing. Introduziu diversas ferramentas de gerenciamento de informaçãoes, tais como lucratividade e payback de produtos, banco de dados de clientes, oportunidades e proposta e CRM. Ferramentas estas, usadas pelo corpo diretivo da AGFA na América Latina.



Dieter Willi Brandt

Dieter Willi Brandt nasceu na cidade de Heidelberg, na Alemanha, em 1960. Formou-se em administração de empresas pela Berufsakademie Mannheim, em Mannheim, B. Württemberg, em 1983 – mesmo ano em que iniciou sua carreira na Heidelberger Druckmaschinen AG, no departamento de vendas.
À partir de 1993 atuou como gerente de produto - impressão e acabamento na Btgraphic (antiga Heidelberger Druckmaschinen AG no México), gerente senior de vendas e marketing (VM3) da Heidelberger Druckmaschinen AG, Germany, para impressoras meia folha no mundo e diretor da Hagraf S.A. (representante exclusiva da Heidelberger Druckmaschinen AG na Argentina).
Em 2000 tornou-se diretor da Heidelberg do Brasil e em 2001 assumiu a presidência da Heidelberg América do Sul, onde gerencia as atividades de vendas e serviços.
É membro-fundador da Afeigraf (Associação dos Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica), onde assume o segundo mandato de dois anos como presidente eleito (2008 – 2010 e 2012 – 2014).
Recebeu o Prêmio Graphprint como Personalidade do Ano da Indústria Gráfica em 2007 e em 2012.



Dragan Volic

Vice-Presidente de Marketing e Vendas de Sistemas de Acabamento de Impressão da Müller Martini. Em adição aos sistemas de acabamento convencionais, Sr. Dragan e a sua equipe são responsáveis pelo desenvolvimento de mercado das Soluções Digitais da Müller Martini na indústria gráfica. Sr. Dragan desempenhou um papel importante no desenvolvimento e introdução da solução para a produção de livros digitais SigmaLine no mercado, e está reforçando o conceito digital nas várias linhas de acabamento em todas as divisões da Müller Martini. Antes do seu atual cargo, Sr. Dragan atuou em várias outras funções dentro da Müller Martini. Tem 20 anos de experiência na indústria gráfica e é mestre em Engenharia Mecânica e em Administração.



Eduardo Costa

Diretor Superintendente da Abril Gráfica, desenvolveu toda a sua carreira no Grupo Abril, onde ingressou como estagiário em fevereiro de 1988. Eduardo é formado em Engenharia Mecânica pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), cursou MBA pela Sociedade de Desenvolvimento Gerencial e em Gestão Empresarial pela Fundação Instituto de Administração (FIA - USP). Foi professor do Curso Superior de Tecnologia Gráfica do SENAI. É atualmente presidente da ABRO - Associação Brasileira de Empresas com Rotativas Offset - entidade que congrega as maiores gráficas comerciais do Brasil.



Fabio Mestriner

Designer com 38 anos de experiência profissional, Fabio é Professor Coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM, Escola Superior de Propaganda e Marketing e Professor do Curso de Pós-Graduação em Gestão da Indústria Gráfica na Sustentare Escola de Negócios - Joinville - SC.
Membro do Conselho, e atual Coordenador, do Comitê de Estudos Estratégicos da ABRE - Associação Brasileira de Embalagem. Autor dos livros "Design de Embalagem - Curso Básico", "Design de Embalagem - Curso Avançado" e Gestão Estratégica de Embalagem.
Foi Presidente da ABRE - Associação Brasileira de Embalagem - e representante do Brasil no Board da WPO - World Packaging Organization - entre 2002 e 2006. Neste Período integrou o Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP. Como designer de embalagem, conquistou vários prêmios internacionais.



Fernando Alperowitch

Graduado em Administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre pela Universidade da Califórnia. Ingressou na HP em 2002, atualmente é diretor da HP Indigo América Latina, responsável por marketing, venda de suprimentos e desenvolvimento de negócios da divisão de artes gráficas. Recentemente, foi nomeado diretor regional da HP Indigo América Latina, com a responsabilidade de dirigir investimentos importantes na região, assegurar recursos adicionais para maior desenvolvimento e ajudar os parceiros de canal a abrir centros de capacitação para operadores e engenheiros no México e no Brasil. Antes de unir-se à HP, Fernando foi responsável pela divisão de desenvolvimento de negócios e inovação da DuPont América do Sul.



Frank Steigleder

Frank Steigleder atua na Heidelberger Druckmaschinen AG desde 1999. Ocupou várias funções assumindo, atualmente, o cargo de Gerente Senior de Produto. É responsável pelo time e a área de produtos Sheetfed 35x70 para América do Sul.



Hamilton Terni Costa

Consultor Internacional de Comunicação Gráfica da ANconsulting, Brasil. Co-autor do livro "Transpromo - Oportunidades de marketing em documentos transacionais". Possui mais de 38 anos de experiência no setor na direção de gráficas nacionais e internacionais. Presidiu a ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) e atualmente coordena projetos de desenvolvimento de negócios de comunicação voltados ao marketing.



Jânio Coelho

25 anos de experiência na Indústria Gráfica. Foi diretor da Auto-Gráfica Corporation onde trabalhou por 15 anos, sendo que por 1 ano atuou na Matriz, em New Jersey-USA, especializando-se em pré-impressão com treinamentos nas fábricas Compugraphic, Agfa e Scitex. Trabalha há 12 anos na Ferrostaal, atuou como gerente geral na filial Rio de Janeiro e recentemente assumiu a gerência comercial em nível nacional, nas áreas de impressão e acabamento.



João Carlos Wiziack

É mestre em Educação – Políticas para o Ensino Superior – pela Universidade Metodista de Piracicaba, especialista em Comunicação de Negócios pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero em parceria com a Universidade da Flórida e extensão em Direção de Recursos Humanos pela FGV – São Paulo. Tem formação em Estudos Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi executivo em cargo diretivo de multinacional global onde atuou na gestão de Recursos Humanos, processos organizacionais, fusões e reestruturações, responsabilidade social empresarial, relações de trabalho, negociações sindicais e gestão e desenvolvimento de executivos.
Atualmente é professor convidado e consultor de carreiras do Programa Proton do curso de Especialização em Gestão de Comunicação e Marketing da Escola de Comunicação e Artes da USP. É consultor associado da CW3 – Consultoria Organizacional e Associados.
Atua com os seguintes temas: educação para o trabalho, coaching para resultados, desenvolvimento de competências e comunicação organizacional.



Júlio Coutinho

Responsável pelo "Start-up" da subsidiária para a América Latina da companhia Holandesa Q.I. Press Controls B.V., líder mundial no segmento de automação de sistemas gráficos de grandes rotativas (Jornais). Formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais, com MBA em Marketing pela mesma instituição, Júlio Coutinho é o "Managing Director" da Q.I. Press Controls, onde sua longa experiência de mais de 10 anos na General Electric está sendo de grande valia.



Karl Klökler

Formado em Administração de Empresas pela Escola Superior de Administração de Negócios da PUC, atua há 41 anos no ramo gráfico tendo exercido diversas atividades, tais como: Diretor Administrativo e Comercial da Oscar Flues & Cia. Ltda. entre 1971 e 1975; Gerente Regional de Vendas - América Latina Costa Atlantico - da Harris Corporation para rotativas offset entre 1975 e 1982; Gerente Regional de Vendas - América Latina Cone Sul - da Atex para sistemas de pré-impressão entre 1982 e 1986; De 1986 a 1991 atuou como Diretor da Filial da Solna no Brasil, tendo adquirido a mesma em 1991; Desde 1991 é Diretor Geral da Solna do Brasil e da Kalmaq Com. e Imp. Ltda. Em 2011 a Kalmaq (fundada em 1991) incorporou a Solna do Brasil.
Em 2004 participou ativamente da fundação da AFEIGRAF - Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica - da qual foi Presidente em duas gestões (2004-2006, e 2010-2012); e da criação da ExpoPrint Latin America, onde foi Diretor responsável nas edições 2006 e 2010.Atualmente é o Diretor da ExpoPrint Latin America 2014.



Maurício Carlini

Formado em Administração de Empresas e Economia com Pós-Graduação em Marketing. Atua em artes gráficas há mais de 30 anos, 20 deles no segmento digital. Trabalhou em multinacionais como Alphagraphics, SirSpeedy, Xerox e, atualmente é responsável pela divisão de soluções digitais da Kodak para o cone sul. Foi diretor do grupo de empresários para a área digital da ABIGRAF - GEDIGI - e membro colaborador da XPlor e PODi com participação ativa no fomento do segmento digital, promovendo palestras, treinamentos e colaborando na geração de novos negócios.



Ricardo Minoru

Atua há mais de vinte anos na indústria gráfica, mais especificamente no segmento de pré-impressão com treinamentos e consultorias técnicas para empresas, além de ministrar regularmente seminários, palestras, oficinas e cursos pelo País.
Autor de mais de 50 livros técnicos na área de editoração eletrônica e artes gráficas, dentre eles: "Coleção InDesign CS5", "Arte-Finalização - Preparação e Fechamento de Arquivos PDF", "Acrobat Pro para uso Gráfico", "PitStop Pro - Análise e Edição Avançada de PDFs", "Utilizando o Photoshop" e "Utilizando o InDesign".
Por mais de uma década colaborou com a edição brasileira da revista Publish, tendo atuado como colunista e editor executivo. Desde 2007 passou a compor a equipe de colunistas, palestrantes e consultores da revista Desktop.



Osmar Barbosa

Gerente Geral EFI EPS LA empresa líder no fornecimento de soluções para o segmento de impressão. Coordenou o desenvolvimento e implantação do sistema de gestão EFI Metrics em centenas de empresas líderes do segmento em toda América Latina. Autor do livro "Vender, Controlar, Melhorar", convidado para palestrar sobre melhores práticas e melhorias de processos no setor, em todo Brasil.



Paulo Rosa

Consultor há mais de 25 anos, tendo servido 50 das 100 maiores empresas no Brasil, hoje com clientes em 17 países. Criou o Método "Pensando Juntos", que motiva o time para superar resultados e vencer a concorrência. Hoje atua em diversas obras do PAC, em vários estados brasileiros, vivendo o "conflito de gerações" (jovens de primeiro emprego) que se materializa no bom momento da economia Brasileira.



Péricles Augusto de Cenço

Diretor de Operações Jornais RS, do Grupo RBS, Péricles Augusto de Cenço atua na empresa desde 1994. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral, ingressou na RBS como trainee e passou a atuar na área de tecnologia de impressão, onde especializou-se. Foi gerente de pré-impressão, gerente de operações comerciais, gerente industrial, diretor industrial e diretor de circulação, antes de assumir a atual função. Na RBS, participou da implantação e operação de uma planta remota de impressão, em Cruz Alta, e da concepção, implantação e instalação do Parque Gráfico Jayme Sirotsky, em 2009, considerado um dos mais modernos da América Latina.



Ralph Nappi - Presidente NPES

Ralph J. Nappi, foi nomeado Presidente do NPES e GASC em janeiro de 2006. Ele trouxe 30 anos de experiência em gerenciamento de associações, distribuição e fabricação para cumprir o seu papel. Antes de se juntar ao NPES e GASC, Nappi trabalhou por 19 anos na "American Machine Tool Distributors Association" (AMTDA), sendo que permaneceu no cargo de Presidente de 1993 a 2005. A AMTDA representa os fabricantes, distribuidores e importadores de máquinas e tecnologia de fabricação. Nappi também atua como Secretário Geral da "Global Print", federação internacional de associações de fabricantes de equipamentos de impressão presentes nos dez maiores países industriais do mundo. Em outubro de 2008, Nappi foi incluído na prestigiada sociedade da NAPL, a Walter E. Soderstrom Society, que reúne os líderes da indústria gráfica.



Roberto Muylaert, Presidente de ANER

Publisher, editor e fundador da RMC Editora de São Paulo. Engenheiro Civil, cursou a Universidade Mackenzie e SEP-Business School Stanford University. Começou sua carreira como jornalista nas Revistas Técnicas da Editora Abril, onde lançou a revista Exame em 1967. Foi Publisher de Veja, Exame e, depois, editor da revista Visão (1975-1976). Atuou como Presidente da Fundação Bienal de São Paulo, onde organizou a exposição de arte brasileira Tradição e Ruptura em 1984 e a 118ª Bienal Internacional de São Paulo em 1985. Foi Presidente da TV Cultura de São Paulo (1986 a 1995) e Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, no primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso (1995). É membro do Conselho Diretor do Instituto Palavra Aberta.
Muylaert tem sete livros publicados: China, Chá e Cheng; Marketing Cultural & Comunicação Dirigida; A Copa que ninguém viu - com Jô Soares e Armando Nogueira; Barbosa - Um gol faz cinqüenta anos; Paulinha; ALARM!; e 1943.



Vitor Dragone

Diretor Geral da Goss International Sistemas de Impressão Ltda., Sr. Dragone é Engenheiro de Produção Mecânica, com pós-graduação em Administração/Marketing. Tem mais de 20 anos de experiência no setor de Máquinas Gráficas, onde foi responsável por produtos e vendas em empresas como: Bobst Brasil (10 anos), nos segmentos de embalagem em cartão, papelão ondulado e filmes; Heidelberg do Brasil (11 anos), em todos segmentos do ramo gráfico de papel e cartão; Goss International/Brasil (3 anos), no segmento de máquinas de impressão rotativas, planas e acabamento.